Parcerias Público-Privadas em Minas Gerais: Racionalidade Técnica versus Política
Abstract
O artigo objetiva analisar os principais fatores contextuais que influenciam a adoção de contratos de Parcerias Público-Privadas no Brasil. Para tal foram analisados três projetos propostos pelo Governo de Minas Gerais em 2003: concessão para exploração da Rodovia MG-050, construção e gestão do Complexo Penal da Região Metropolitana de Belo Horizonte e construção e gestão de campus da Universidade Estadual de Minas Gerais. Para consecução dos objetivos desenvolveu-se pesquisa de campo, no decorrer do ano de 2008, por meio de entrevistas semi-estruturadas com representantes do governo que atuaram nos projetos. Em 2012, tendo em vista a atualização do estudo, foi feita uma revisão do andamento dos projetos analisados. A metodologia adotada foi a Análise de Conteúdo de grade semi-aberta. As conclusões do trabalho enfatizam que a justificativa e a viabilidade técnica não são critérios suficientes para adoção da modalidade PPP, mesmo nos casos em que esta modalidade contratual se revele mais adequada de que a concessão tradicional. A pesquisa demonstrou que fatores estruturais como a existência de expertise do órgão de coordenação e apoio dos projetos; fatores legais; e, principalmente, fatores políticos associados à liderança dos agentes políticos e à visibilidade que estes agentes adquirem com tais projetos são pontos cruciais para a utilização de contratos e o desenvolvimento de um programa PPP.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors hold the copyright to their article and grant the Journal of Accounting, Management and Governance the exclusive rights of first publication (including communication to the public and reproduction), with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 International License (CC BY-NC).
This license allows third parties to remodel, adapt, and create from the published work, as long as it is for non-commercial purposes, giving due credit for authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted to enter into additional separate agreements for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publish in an institutional repository, on a personal website, publish a translation, or publish a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal, provided there is no commercial use/distribution.