A Gestão da Demanda na Cadeia de Produção da Indústria de Laticínios: uma Análise dos Problemas e Abordagens para Melhoria
Abstract
A gestão da demanda é o processo que procura balancear os requerimentos dos clientes com a capacidade de atendimento da cadeia de suprimentos. O alinhamento da demanda na cadeia de suprimentos enfrenta dificuldades progressivas tais como a falta de precisão nas informações, que provoca ineficiência no atendimento a clientes, redução do giro de estoque e alto índice de obsolescência agravada pela grande diversidade de produtos. Este trabalho tem como objetivo identificar os problemas da gestão da demanda na cadeia de suprimentos do setor de laticínios e propor abordagens de melhoria para alcançar a efetividade da gestão da demanda no setor. O método de pesquisa foi o estudo de caso em duas indústrias de laticínios localizadas no estado de Minas Gerais. Deste estudo, conclui-se que a gestão da demanda das organizações em estudo é afetada por várias questões, que incluem a centralização na formulação da previsão de vendas sem o envolvimento e compartilhamento das informações; falta de registro sistemático e acurado dos dados para o desenvolvimento das previsões de vendas; baixo relacionamento com consumidores e varejistas; não utilização de indicadores de desempenho de vendas como direcionador chave do planejamento da demanda e falta de controle dos estoques das lojas varejistas por parte das indústrias. Assim, o desenvolvimento de uma abordagem mais sistemática e integrada de gestão da demanda na cadeia de suprimento pode resultar na melhoria do serviço prestado ao cliente, contribuindo para um nível maior de disponibilidade do produto.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors hold the copyright to their article and grant the Journal of Accounting, Management and Governance the exclusive rights of first publication (including communication to the public and reproduction), with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 International License (CC BY-NC).
This license allows third parties to remodel, adapt, and create from the published work, as long as it is for non-commercial purposes, giving due credit for authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted to enter into additional separate agreements for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publish in an institutional repository, on a personal website, publish a translation, or publish a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal, provided there is no commercial use/distribution.