Profissionalização da Gestão Organizacional no Terceiro Setor: Um Estudo de Caso na Fundação Instituto Feminino da Bahia
Abstract
O crescimento das desigualdades sociais vem resultando em uma propagação significativa no número de entidades sem fins lucrativos em todo o mundo. Estas instituições, que fazem parte do Terceiro Setor, atuam na área social baseando-se em valores como solidariedade e promoção da assistência social sem, contudo, deixarem de apresentar dificuldades relacionadas com a gestão organizacional, visto que possuem características distintas da esfera pública e privada. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar a existência e a necessidade da profissionalização da Gestão Organizacional nas entidades do Terceiro Setor, em especial na Fundação Instituto Feminino da Bahia (FIFB), situada no Município de Salvador, no Estado da Bahia. Com efeito, para o desenvolvimento do presente estudo de caso, realizou-se uma entrevista semiestruturada com a gestora e os vinte funcionários da referida organização, além de conversas informais com alguns colaboradores. O tratamento dos dados foi feito de forma qualitativa, confrontando o referencial teórico com os dados coletados. Desta forma, verificou-se que a necessidade de profissionalização da gestão organizacional no Terceiro Setor é relevante, uma vez que a formulação de melhores estratégias visando à otimização dos recursos na obtenção de melhores resultados, sustentabilidade e continuidade, respeitando os valores e objetivos sociais, estão diretamente ligadas ao modelo de como estas entidades são geridas e a profissionalização se apresenta como uma alternativa para atender tais demandas.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors hold the copyright to their article and grant the Journal of Accounting, Management and Governance the exclusive rights of first publication (including communication to the public and reproduction), with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 International License (CC BY-NC).
This license allows third parties to remodel, adapt, and create from the published work, as long as it is for non-commercial purposes, giving due credit for authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted to enter into additional separate agreements for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publish in an institutional repository, on a personal website, publish a translation, or publish a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal, provided there is no commercial use/distribution.