Transparência da Gestão Fiscal: Um Estudo a partir dos Portais Eletrônicos dos Maiores Municípios do Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Cláudia Ferreira Cruz Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Lino Martins Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Ruthberg Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo verificar o nível de transparência fiscal eletrônica nos sites dos maiores municípios do Estado do Rio de Janeiro, bem como os fatores que, possivelmente, influenciam a transparência eletrônica da gestão fiscal (população, receita orçamentária, PIB per capita, taxa de alfabetização, IDH-M, IQM e estágio do site). O pressuposto inicial era que quanto maiores fossem os valores dos indicadores sociais e econômicos, maiores seriam os níveis de transparência fiscal eletrônica. O referencial teórico tratou da transparência da gestão fiscal, além de uma exigência legal, como forma de promover uma melhor interação entre governo e os cidadãos, e além de facilitar o exercício da cidadania e da accountability. A técnica de análise de conteúdo foi aplicada aos sites dos 23 municípios selecionados, com a finalidade de mensurar o nível de transparência fiscal eletrônica. Os procedimentos estatísticos utilizados para analisar a relação entre as variáveis foram testes paramétricos de correlação e análise de regressão. As evidências empíricas apontam baixos níveis de transparência fiscal eletrônica, considerados incompatíveis com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios e ainda relações positivas e significativas entre nível de transparência fiscal eletrônica e as variáveis: população, receita orçamentária, taxa de alfabetização, IDH-M, IQM e estágio do site. A relação entre a variável dependente e a variável PIB per capita não se mostrou significativa. Esses resultados são condizentes com os verificados em algumas pesquisas realizadas no Brasil e no exterior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Ferreira Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FACC/UFRJ); possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana - Bahia (UEFS).

Lino Martins Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em Direito e em Ciências Contábeis, Livre Docente e Professor do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da (Faculdade de Administração e Finanças/Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Ruthberg Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação e Mestrado em Administração (Universidade Federal do Rio de Janeiro); Doutor em Administração (Universidade de São Paulo); Professor Adjunto da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis/Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2010-02-25

Como Citar

Cruz, C. F., Silva, L. M., & Santos, R. (2010). Transparência da Gestão Fiscal: Um Estudo a partir dos Portais Eletrônicos dos Maiores Municípios do Estado do Rio de Janeiro. Contabilidade Gestão E Governança, 12(3). Recuperado de https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/86

Edição

Seção

Articles

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)