A Legitimidade Cognitiva da Disciplina de Planejamento Tributário no Brasil

Autores

  • Rogério João Lunkes UFSC
  • Luiz Felipe Ferreira Departamento de Ciências Contábeis da UFSC
  • JÉSSICA DE OLIVEIRA RECH Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina
  • Talisa Renzzieri Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Este artigo tem como objetivo a identificação e análise das características da legitimidade cognitiva da disciplina de Planejamento Tributário no Brasil. A legitimidade cognitiva significa que o corpo de conhecimento produzido pela academia torna-se aceito pela comunidade científica como parte do sistema de ensino superior e de pesquisa. Esta pode ser investigada por meio de análises das publicações, congressos e seminários, disciplinas acadêmicas, livros e manuais. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa. O trabalho abrangeu publicações em periódicos diretamente vinculados à área contábil e inclusos no Qualis da CAPES, bem como artigos científicos publicados nos dois congressos e eventos de contabilidade, qualificados como E1 no Qualis da CAPES. Além disto, analisaram-se também livros e manuais sobre o tema Planejamento Tributário e, por fim, nas disciplinas de Planejamento Tributário dos cursos de graduação de Ciências Contábeis das universidades federais do Brasil. Os resultados mostram que há legitimidade cognitiva do Planejamento Tributário, tanto em relação aos livros e manuais, quanto à disciplina acadêmica. Já em relação à legitimidade cognitiva nas publicações em revistas científicas e congressos há potencial e oportunidade para crescimento. O estudo contribui para proporcionar uma perspectiva global sobre a pesquisa em planejamento tributário, o que pode incentivar a criação de eventos e revistas específicas e desenvolver bases de dados, visando ampliar a legitimidade do tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério João Lunkes, UFSC

possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é adjunto I da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Controladoria e Contabilidade Gerencial.

Downloads

Publicado

2014-09-30

Como Citar

Lunkes, R. J., Ferreira, L. F., RECH, J. D. O., & Renzzieri, T. (2014). A Legitimidade Cognitiva da Disciplina de Planejamento Tributário no Brasil. Contabilidade Gestão E Governança, 17(2). Recuperado de https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/594

Edição

Seção

Articles

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)