Produção Científica Sobre os Temas Governança Corporativa e Stakeholders em Periódicos Internacionais
Resumo
Este artigo investigou a produção científica em Governança Corporativa e Stakeholders em periódicos internacionais, pesquisando o perfil das publicações e o seu padrão de crescimento, no período de 1990 a 2011. Este estudo assenta-se numa pesquisa bibliométrica e sociométrica, utilizando-se de estatística descritiva em 286 artigos identificados. Os resultados mostraram que houve um crescimento dos trabalhos a partir de 2003; Filatotchev, Rose e Miller são os autores mais prolíferos; Jensen e Meckling, e Donaldson e Preston , os pesquisadores mais citados; a rede de coautoria tem baixa interação; e existe uma centralidade da rede de cocitação. Concluiu-se, neste estudo, que a integração do tema Governança Corporativa com a temática Stakeholders, por meio dos estudos analisados, ou seja, as boas práticas, por meio de seus mecanismos, têm relação direta com a Teoria de Stakeholders, sendo também recíproco. De uma maneira geral, este estudo contribuiu para o melhor entendimento e compreensão do conhecimento sobre os temas Governança Corporativa e Stakeholders em conjunto, sob a ótica das publicações dos periódicos internacionais, para os pesquisadores seriors e, principalmente, para futuros pesquisadores. Além disso, favoreceu, também, o surgimento e/ou aperfeiçoamento de grupos de pesquisa sobre as temáticas investigadas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.