Reflexões Acerca do Conceito de Contabilidade como Arte
Resumo
As metáforas são muito utilizadas no processo de produção da ciência e, em particular, na geração de conhecimentos contabilísticos. Consideradas, pelos positivistas da contabilidade e doutras ciências, como perversões e incapazes de estabelecer uma correspondência perfeita e inequívoca entre a palavra e o mundo, são, porém, apresentadas pelos normativistas, como essenciais para a criatividade científica de todos os níveis. Derivadas da linguagem corrente ou de referências culturais, as metáforas, quer sejam de substituição, de comparação, quer de interação, são, frequentemente, utilizadas na teoria da contabilidade por abrirem perspetivas para a ciência por meio da construção de analogias entre o que é conhecido e o que não é. A palavra arte – metáfora - aparece associada à contabilidade e à gestão. A contabilidade é concebida pelos clássicos – pelos contistas – como a arte de escrituração dos livros comerciais. A gestão, por sua vez, como arte de planear e decidir a aplicação de recursos escassos suscetíveis de emprego alternativo. Se as relações entre contabilidade e gestão, quer no nível funcional, quer no instrumental, quer no técnico, são pacificamente admitidas por todos, a ligação destes dois ramos do saber à arte, parece-nos uma metáfora sem conteúdo. Importa, portanto, refletir sobre os principais requisitos associados à arte, para, em seguida, discorrer sobre a sua aplicabilidade à contabilidade e à gestão.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.