Redes e Parcerias: O Ecomapa como Instrumento de Análise

Autores

  • Joaquim Filipe Araújo Universidade do Minho
  • Hugo Consciência Silvestre Universidade Técnica de Lisboa

Resumo

Neste artigo propõe-se a análise da participação dos stakeholders na rede social do município de Guimarães, Portugal, utilizando como instrumento de análise o Ecomapa. Procura-se analisar a participação dos stakeholders na rede por meio do envolvimento que é medido com o recurso à frequência e intensidade da participação que, uma vez apuradas dão o impacto que cada uma das organizações tem na supracitada rede – o presente estudo de caso. Os resultados do estudo evidenciam que as organizações públicas e do terceiro setor são aquelas que têm maior envolvimento e participação na rede. Estes resultados têm implicações nas políticas públicas adotadas no âmbito do Governo Local, uma vez que a envolvência destes atores promove a mais efetiva predisposição e contribuição para a prestação de serviços públicos locais. Mas, realçam igualmente a necessidade de atrair e envolver os atores que estão mais afastados nas atividades da rede. Palavras-chave: parcerias, stakeholders, rede social, Ecomapa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim Filipe Araújo, Universidade do Minho

Departamento de Administração Pública

Hugo Consciência Silvestre, Universidade Técnica de Lisboa

Gestão Pública/Administração Pública, com ênfase nos estudos comparativos, crosssectional, e estudos de caso; Avaliação na prestação do Serviço Público; Avaliação das Políticas Públicas Europeias, nomeadamente ao nível dos programas sociais; e Gestão da Qualidade/Certificação.

Downloads

Publicado

2013-08-30

Como Citar

Araújo, J. F., & Silvestre, H. C. (2013). Redes e Parcerias: O Ecomapa como Instrumento de Análise. Contabilidade Gestão E Governança, 16(2). Recuperado de https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/460

Edição

Seção

Articles