Redes e Parcerias: O Ecomapa como Instrumento de Análise

Authors

  • Joaquim Filipe Araújo Universidade do Minho
  • Hugo Consciência Silvestre Universidade Técnica de Lisboa

Abstract

Neste artigo propõe-se a análise da participação dos stakeholders na rede social do município de Guimarães, Portugal, utilizando como instrumento de análise o Ecomapa. Procura-se analisar a participação dos stakeholders na rede por meio do envolvimento que é medido com o recurso à frequência e intensidade da participação que, uma vez apuradas dão o impacto que cada uma das organizações tem na supracitada rede – o presente estudo de caso. Os resultados do estudo evidenciam que as organizações públicas e do terceiro setor são aquelas que têm maior envolvimento e participação na rede. Estes resultados têm implicações nas políticas públicas adotadas no âmbito do Governo Local, uma vez que a envolvência destes atores promove a mais efetiva predisposição e contribuição para a prestação de serviços públicos locais. Mas, realçam igualmente a necessidade de atrair e envolver os atores que estão mais afastados nas atividades da rede. Palavras-chave: parcerias, stakeholders, rede social, Ecomapa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Joaquim Filipe Araújo, Universidade do Minho

Departamento de Administração Pública

Hugo Consciência Silvestre, Universidade Técnica de Lisboa

Gestão Pública/Administração Pública, com ênfase nos estudos comparativos, crosssectional, e estudos de caso; Avaliação na prestação do Serviço Público; Avaliação das Políticas Públicas Europeias, nomeadamente ao nível dos programas sociais; e Gestão da Qualidade/Certificação.

Published

2013-08-30

How to Cite

Araújo, J. F., & Silvestre, H. C. (2013). Redes e Parcerias: O Ecomapa como Instrumento de Análise. Journal of Accounting, Management and Governance, 16(2). Retrieved from https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/460

Issue

Section

Article