Uma Análise da Implantação do Custeio Baseado em Atividades em uma Empresa de Produção por Encomenda
Resumo
As informações de custos influenciam, em geral, uma série de decisões nas empresas. Em empresas de produção por encomenda (EPEs), estas informações são, normalmente, ainda mais relevantes que nas demais, em função de o seu processo produtivo ser, freqüentemente, mais complexo e dependente de negociações diretas com clientes e fornecedores. Assim, a precisão e a tempestividade das informações de custos são consideradas fundamentais para aumentar a eficácia e a eficiência do processo decisório nas EPEs. Tem-se, contudo, que a qualidade destas informações depende diretamente, da metodologia de custeio utilizada pelas empresas. Atualmente, dentre os principais métodos existentes, o custeio baseado em atividades (Activity Based Costing – ABC) se apresenta como o que o mais adequado para o suporte à tomada de decisão nas empresas. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa aplicada que teve como objetivo analisar o processo de implantação do ABC em uma EPE da região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Esta pesquisa foi realizada por uma equipe formada por acadêmicos e profissionais. A primeira etapa da pesquisa consistiu na modelagem do processo produtivo da EPE. Em seguida, desenvolveu-se uma série de planilhas eletrônicas para viabilizar a operacionalização do ABC, paralelamente ao outro método utilizado na empresa. Constatou-se que os custos apurados pelo sistema ABC diferem sensivelmente daqueles apurados pelo método atualmente em uso na empresa. Suas informações demonstram ser mais coerentes para os gestores e parecem refletir com grande fidelidade o sistema produtivo da EPE.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.