Impactos da Descentralização do SUS sobre o Processo de Modernização dos Governos Locais
Resumo
Este artigo analisa o impacto do processo de descentralização sobre a gestão local do Sistema Único de Saúde (SUS). A hipótese é que o aprofundamento do processo de descentralização no setor da saúde permitiu aos municípios implementar um conjunto diversificado de inovações na gestão, mesmo em um contexto politico e econômico desfavorável. Os dados foram coletados por meio de questionários enviados aos secretários municipais de saúde em 1996 e 2006, com amostragem nacionalmente representativa. Os resultados indicam que a descentralização tem promovido considerável impulso de aperfeiçoamento gerencial, principalmente nos municípios com mais de 50 mil habitantes. É possível observar a diversificação dos instrumentos utilizados para captar demandas sociais, maior permeabilidade a essas demandas, ampliação e diversificação das parcerias, institucionalização de órgão próprio de gestão de pessoas, de políticas de capacitação e de gestão da qualidade. Entretanto os avanços observados ainda convivem com limitações em setores como compras governamentais, políticas de remuneração de pessoal e planejamento regional, além de ausência de soluções definitivas para questões como terceirização de serviços e contratação da rede privada e filantrópica, especialmente nos municípios de médio porte.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.