A Possibilidade do Controle Social Mediante o Acesso a Informações em Sites dos Municípios Gaúchos
Resumo
O objetivo deste trabalho é averiguar como os cidadãos acompanham as prestações de contas no âmbito local, por intermédio de informações prestadas nos sites de município gaúchos. A pesquisa investiga o acesso do cidadão às informações divulgadas nos sites das Câmaras Municipais no que tange aos gastos incorridos no município, e verifica se essas informações disponíveis corroboram a exigência de transparência que a Lei de Responsabilidade Fiscal determina. Os dados dos portais eletrônicos observados foram coletados por meio de um formulário de observação. O universo de estudo foi formado pelos 496 municípios gaúchos. A amostra foi escolhida com base no critério de número de habitantes, que devia ser superior a 50.000, e totalizou 39 municípios. O estudo revela que nos sites analisados, embora possuam links que se denominam “transparência”, as informações, quando divulgadas, ainda são de difícil entendimento.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.