A Possibilidade do Controle Social Mediante o Acesso a Informações em Sites dos Municípios Gaúchos

Autores

  • Sabrina Trejes Marengo UNISINOS
  • Carlos Alberto Diehl UNISINOS

Resumo

O objetivo deste trabalho é averiguar como os cidadãos acompanham as prestações de contas no âmbito local, por intermédio de informações prestadas nos sites de município gaúchos. A pesquisa investiga o acesso do cidadão às informações divulgadas nos sites das Câmaras Municipais no que tange aos gastos incorridos no município, e verifica se essas informações disponíveis corroboram a exigência de transparência que a Lei de Responsabilidade Fiscal determina. Os dados dos portais eletrônicos observados foram coletados por meio de um formulário de observação. O universo de estudo foi formado pelos 496 municípios gaúchos. A amostra foi escolhida com base no critério de número de habitantes, que devia ser superior a 50.000, e totalizou 39 municípios. O estudo revela que nos sites analisados, embora possuam links que se denominam “transparência”, as informações, quando divulgadas, ainda são de difícil entendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Trejes Marengo, UNISINOS

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS/RS (2008). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Finanças da UNISINOS/RS. Contadora, atua a mais de 09 anos na área contábil, membro do Conselho Regional de Contabilidade, e da Associação Brasileira de Custos.

Carlos Alberto Diehl, UNISINOS

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina com doutorado sanduíche pela HEC Montreal (2004). Atualmente é professor titular e membro da Comissão Executiva do PPG em Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Rio dos Sinos Co-autor em três livros: Gestão de Custos: Uma Abordagem Integrada entre Contabilidade, Engenharia e Administração; Compras elementos para o jogo de negociação; Educação Contábil: Tópicos de Ensino e Pesquisa. É também editor da Revista BASE (Qualis B2), membro e Diretor de Relação Institucionais da Associação Brasileira de Custos, palestrante da FEDERASUL e do SINEPE/RS, consultor organizacional (Planejamento e Controle Estratégico e Gestão de Custos), Sócio da DZ Consultores, parecerista de diversos periódicos e eventos (RAE, Universo Contábil, Revista da FAE , Base, ABCustos, Enanpad, CBC, USP, Prêmio Eliseu Martins), pensador skepsis desde 2007 (SKEPSIS Academia Semiologia e Direito) e avaliador do Sinaes do Ministério da Educação. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Controle de Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, custos/ contabilidade gerencial, controle de gestão e logística. Também atuou como assessor nas áreas de finanças e planejamento no Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

Downloads

Publicado

2011-12-17

Como Citar

Marengo, S. T., & Diehl, C. A. (2011). A Possibilidade do Controle Social Mediante o Acesso a Informações em Sites dos Municípios Gaúchos. Contabilidade Gestão E Governança, 14(3). Recuperado de https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/371

Edição

Seção

Articles