Métodos de Avaliação Utilizados pelos Profissionais de Investimento

Autores

  • Dione Olesczuk Soutes UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Eliandro Schvirck
  • Eliseu Martins
  • Márcia Regina C. Machado

Resumo

A literatura especializada apresenta vários modelos para o processo de avaliação de empresas, sendo alguns de grande complexidade técnica. Para a aplicação prática, estes modelos possuem variações em suas formas de cálculo. Este artigo tem por objetivo caracterizar os principais métodos presentados pela literatura e identificar quais destes são os de maior utilização, especificamente para avaliação do valor da ação das empresas. A técnica de pesquisa utilizada foi o levantamento de dados. A coleta de dados foi feita por meio de questionário encaminhado aos profissionais de investimentos associados à APIMEC. A análise dos dados é descritiva, pois objetiva a caracterização da amostra pesquisada quanto à utilização dos métodos de avaliação. Os resultados apontam para a maior utilização e confiabilidade dos modelos baseados no fluxo de caixa descontado, porém os modelos de avaliação relativa, ou de múltiplos, também são bastante utilizados pelos profissionais pesquisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dione Olesczuk Soutes, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Ciências Contábeis pela UNIOESTE, especialista em Planejamento Tributário e Gerência Financeira, Mestre em Contabilidade pela FEA/USP e Doutoranda em Contabilidade pela FEA/USP.

Downloads

Publicado

2009-01-07

Como Citar

Soutes, D. O., Schvirck, E., Martins, E., & Machado, M. R. C. (2009). Métodos de Avaliação Utilizados pelos Profissionais de Investimento. Contabilidade Gestão E Governança, 11(1-2). Recuperado de https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/32

Edição

Seção

Articles

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)