Maturidade em Gestão de Projetos em Distribuidora de Energia Elétrica
Resumo
O presente artigo discute o nível de maturidade da gestão de projetos em organizações, analisando suas relações com o planejamento da maturidade, o desempenho da gestão de projetos e os processos de gestão organizacional de projetos. O modelo conceitual desenvolve possíveis relações de causalidade entre o planejamento da maturidade e o nível de maturidade da gestão de projetos, bem como deste último com o desempenho da gestão de projetos e com os processos de gestão organizacional de projetos. Para discutir e validar as suposições causais, realizou-se estudo de caso em uma distribuidora de energia elétrica que trabalha com gestão de projetos há três anos e que estabeleceu um escritório dedicado a essa gestão. A pesquisa teve caráter exploratório e qualitativo, e os resultados indicam que o nível de maturidade da empresa em foco é intermediário e que seus esforços para amadurecer práticas de gestão de projetos são coerentes com esse nível de maturidade. Também se verificou que o nível de maturidade tem influência sobre os processos de gestão organizacional de projetos, mas não sobre o desempenho da gestão de projetos. Limitações da pesquisa, contudo, podem ter contribuído para os resultados, como sugerem a abrangência temporal dos dados e a especificidade do caso em foco.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.