Eficiência de Organizações Públicas: Avaliação de Programas de Ação Integrada de um Instituto de Pesquisa da Área de Saúde
Resumo
As atividades do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas – IPEC, da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, são organizadas em Programas de Ação Integrada – PAIs, modelo organizacional que busca maior eficiência. Os objetivos deste artigo são: (a) calcular indicadores com vistas a medir o desempenho desses programas, (b) investigar a existência de ineficiências de escala e (c) avaliar a eficácia da estrutura organizacional. Para o cálculo dos indicadores, foram usados modelos DEA com nove variáveis de input e de output para representar oito PAIs como unidades produtivas. Os modelos foram especificados com objetivos de otimização orientados seja para insumos, seja para produtos, e com fronteiras sujeitas tanto a retornos de escala constantes, quanto retornos variáveis. Foi testada a hipótese de que organizações públicas sujeitas a restrições de recursos buscam igualar a eficiência técnica dos seus pares. Os resultados indicaram que os programas analisados operaram com retornos crescentes de escala e que houve melhoria dos indicadores no período 2002-2006. Dessa forma, a Análise de Eficiência corroborou a eficácia tanto da escolha dos PAIs como estrutura organizacional, quanto da estratégia de expansão das atividades dos programas, permitindo prever que seu futuro crescimento contribuirá para o aumento da eficiência técnica dos programas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.