A Relevância da Informação Contábil Ambiental para a Tomada de Decisão de Investimento: Um Estudo Experimental

Autores

  • Jorge Luiz Alves UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • José Alonso Borba UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Resumo

Analisa-se a relevância da informação contábil ambiental para a tomada de decisão em investimento em uma companhia. A amostra de 32 estudantes foi divida em dois grupos. Cada estudante deveria tomar a sua decisão sob duas condições distintas e independentes entre si: em uma visão em longo prazo; e, em uma perspectiva de ganho especulativo, portanto, em curto prazo. Os analistas foram municiados de um conjunto de informações para apoio à decisão, devendo indicar o valor a ser alocado à companhia analisada. Os participantes eram convidados a responder a avaliação pós-decisão, na qual indicariam as informações relevantes para a alocação dos recursos. Os resultados da pesquisa indicam um investimento médio sugerido maior na companhia B, tanto numa perspectiva de curto quanto de logo prazos. Dos 32 participantes do experimento, sete sujeitos (22%) consideraram a informação contábil ambiental altamente relevante para a decisão de investimento. Nenhum participante indicou a informação contábil ambiental como a mais relevante para sua decisão. A informação contábil ambiental foi identificada por três (9%) dos participantes como a segunda mais relevante para sua decisão. Os dados apresentados indicam que a informação contábil ambiental é relevante para a decisão de investimento em uma companhia, na perspectiva dos sujeitos da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Alves, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Graduado e Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina, com experiência em docência superior. Contador da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina.

José Alonso Borba, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Graduado em Ciências Contábeis, mestre em Contabilidade Gerencial pela FGV - Fundação Getúlio Vargas e doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP - Universidade de São Paulo (2001). Pós-doutoramento na HEC - Hautes Études Commerciales de Montréal, Canada e na Rutgers University, USA (2007-2009). Professor da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2010-02-09

Como Citar

Alves, J. L., & Borba, J. A. (2010). A Relevância da Informação Contábil Ambiental para a Tomada de Decisão de Investimento: Um Estudo Experimental. Contabilidade Gestão E Governança, 12(2). Recuperado de https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/228

Edição

Seção

Articles