Programação Matemática Aplicada à Gestão de Performance de Unidades de Negócios
Resumo
As companhias que adotaram o modelo de descentralização no processo de tomada de decisão delegando às divisões internas mais autoridade, invariavelmente tiveram que instituir um sistema formal de relacionamento entre as divisões. Tal sistema tem como objetivo buscar a total harmonia entre os interesses das divisões e os objetivos gerais da organização. Especificamente é composto de normas de conduta, mecanismos de arbitragem e preços de transferência. Com base nesse sistema, espera-se que sejam resolvidos conflitos relacionados ao processo de descentralização caracterizada por certo grau de independência da divisão em relação à companhia e a necessidade de otimização de resultados. Por conta disso, problemas inerentes à falta de congruência de objetivos, dificuldades de determinação de preços de transferências, problemas relacionados com decisões de produzir ou comprar, entre outros, fazem parte da complexidade de gerenciar uma organização cuja administração é descentralizada e que tem por necessidade avaliar corretamente o desempenho das unidades de negócios uma vez que a partir delas derivará o resultado da própria organização como um todo. Isto posto, este artigo pretende examinar através da programação matemática problemas recorrentes em organizações divisionalizadas através do exame de estudos de caso.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.