CLASSIFICAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PELA ATIVIDADE OPERACIONAL
Resumo
O sistema financeiro tem sido objeto de estudo há muito tempo, em decorrência do papel relevante e central que desempenha no desenvolvimento econômico dos países. Com vistas a contribuir com a qualidade das pesquisas, o objetivo do artigo é apresentar uma metodologia capaz de classificar as instituições bancarias de acordo com as características da atividade operacional predominante na instituição, bem como identificar os indicadores financeiros mais discriminantes a formação dos grupos distintos. A correta classificação prévia dos bancos, com base na atividade operacional, resulta em melhor capacidade de análise e permite o desenvolvimento de modelos de avaliação da situação econômico-financeira com maior grau de precisão. Igualmente, a identificação da atividade operacional propicia estudos mais detalhados, focados em aspectos específicos de determinado segmento como a eficiência operacional ou a análise dos nichos de mercado a da concorrência. Para atingir o objetivo, o estudo utilizou técnicas estatísticas de análise multivariada, como análise fatorial, análise de clusters e análise discriminante. Os resultados dos testes evidenciaram características operacionais diferenciadas capazes de classificar as instituições bancárias conforme a atividade operacional preponderante, consubstanciadas nos indicadores financeiros identificados como mais relevantes no processo de classificação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista CGG adota a política de licenciamento de seu conteúdo pela política do Creative Commons, sob a licença: Creative Commons Atribuição-Não comercial, sem derivações 4.0 Internacional. Os artigos podem ser copiados, distribuídos, exibidos, transmitidos ou adaptados, desde que citados, de forma clara e explícita, o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente, mas sem sugerir que a CGG endosse a reutilização do artigo. Esse termo de licenciamento deve ser explicitado para os casos de reutilização ou distribuição para terceiros. Não é permitido o uso para fins comerciais.
Por meio da licença CC-BY-NC-ND os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços. O Critério CC-BY-NC-ND segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto).