Uma pesquisa sobre o Gerenciamento de Resultados Contábeis: causas e conseqüências
Resumo
O gerenciamento de resultados contábeis nas empresas é um problema real, sobretudo por encontrar refúgio na flexibilidade das normas e regulamentos contábeis, que permitem alternativas distintas para a contabilização de um mesmo evento contábil. E mesmo, onde há regras, estas facultam ao gerente escolhas distintas sobre a aplicação dessas regras. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar as principais causas e as conseqüências da prática do gerenciamento de resultados contábeis nas empresas, tendo em vista os diversos usuários, internos e externos, das demonstrações e relatórios contábeis, considerando, dentre outros, os conceitos de transparência, de subjetividade, de flexibilidade das normas contábeis e o fato de o tema ter despertado o interesse das autoridades reguladoras e da imprensa especializada. Pode-se concluir que dentre as principais causas que levam os gestores e as empresas a gerenciarem os seus resultados contábeis estão o fato de que os Princípios Contábeis Geralmente Aceitos não alcançam todas as situações possíveis e os incentivos econômico-financeiros, que as empresas e os gestores podem obter. Quanto às conseqüências, destaca-se o comprometimento das informações contidas nos demonstrativos contábeis publicados, bem como o impacto que podem ter os informes divulgados sobre as decisões dos investidores nas Bolsas de Valores.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista CGG adota a política de licenciamento de seu conteúdo pela política do Creative Commons, sob a licença: Creative Commons Atribuição-Não comercial, sem derivações 4.0 Internacional. Os artigos podem ser copiados, distribuídos, exibidos, transmitidos ou adaptados, desde que citados, de forma clara e explícita, o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente, mas sem sugerir que a CGG endosse a reutilização do artigo. Esse termo de licenciamento deve ser explicitado para os casos de reutilização ou distribuição para terceiros. Não é permitido o uso para fins comerciais.
Por meio da licença CC-BY-NC-ND os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços. O Critério CC-BY-NC-ND segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto).