Uma pesquisa sobre o Gerenciamento de Resultados Contábeis: causas e conseqüências
Resumo
O gerenciamento de resultados contábeis nas empresas é um problema real, sobretudo por encontrar refúgio na flexibilidade das normas e regulamentos contábeis, que permitem alternativas distintas para a contabilização de um mesmo evento contábil. E mesmo, onde há regras, estas facultam ao gerente escolhas distintas sobre a aplicação dessas regras. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar as principais causas e as conseqüências da prática do gerenciamento de resultados contábeis nas empresas, tendo em vista os diversos usuários, internos e externos, das demonstrações e relatórios contábeis, considerando, dentre outros, os conceitos de transparência, de subjetividade, de flexibilidade das normas contábeis e o fato de o tema ter despertado o interesse das autoridades reguladoras e da imprensa especializada. Pode-se concluir que dentre as principais causas que levam os gestores e as empresas a gerenciarem os seus resultados contábeis estão o fato de que os Princípios Contábeis Geralmente Aceitos não alcançam todas as situações possíveis e os incentivos econômico-financeiros, que as empresas e os gestores podem obter. Quanto às conseqüências, destaca-se o comprometimento das informações contidas nos demonstrativos contábeis publicados, bem como o impacto que podem ter os informes divulgados sobre as decisões dos investidores nas Bolsas de Valores.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.