Planejamento Tributário
Resumo
Antecipar os créditos e protelar os débitos". Essa sentença do planejamento do fluxo de caixa transpõe-se Para o planejamento tributário, partes o qual credor e devedor procuram vantagens financeiras antagônicas. O sucesso contemplará o que melhor planejar dispêndios e recebimentos. O imposto representa um ônus para a empresa e para o cidadão, empresa fazendo do fisco sócio para aquele e um dependente para este. É preciso dosar as despesas deste sócio-parente ' Entretanto, levado ao limite, o planejamento tributário pode ultrapassar uma tênue fronteira do ficto, legal e moral. Um casal harmonioso poderia optar pelo divórcio ao constatar que parte da renda do marido, se convertida em pensão alimentícia, poderia reduzir a alíquota de tributação? Uma firma próspera poderia decidir pela venda de um de seus departamentos mais produtivos somente para no ultrapassar o limite de faturamento que a caracteriza tributariamente como média.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.