A RELEVANCIA DA CORREÇAO MONETARIA
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo demonstrar que a correção monetária, considerada assunto polemico, continua relevante na atual conjuntura econômica brasileira. A correção monetária a polemica porque desde sua legalização pela Lei n. 6.404, de 15 de dezembro de 1976, divide opiniões. Organismos nacionais da área contábil - como CVM e o Ibracon - e contadores argumentam ora a favor ora contra a correção, principalmente após a promulgação da Lei n° 9.249, de 26 de dezembro de 1995, que extinguiu a correção monetária das demonstrações contábeis. Para se atingir o objetivo desse trabalho, será feito uso da estatística, considerada instrumento básico para tomada de decisões cientificas. A parte da estatística a ser utilizada será a estatística inferencial ou analítica, que trabalha com coleta de dados, sua analise e interpretação. A analise aplicada aos dados dente artigo será a da correlacão. Os dados serão extraídos da Revista Exame Melhores a Maiores, da Abril, que traz em suas paginas as 500 maiores empresas do Brasil no ano de 1997. Exame publica anualmente a relação das melhores empresas do ano anterior, a edição que se vai aqui trabalhar a de julho de 1998, referente as melhores e maiores empresas do ano de 1997.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.