Evidenciação dos Ativos Intangíveis pelas Empresas do Setor de Energia Elétrica Listadas na BM&FBovespa
Resumo
O estudo objetiva verificar quais itens compõem os ativos intangíveis evidenciados no balanço patrimonial das empresas de energia elétrica, participantes do Nível 1, 2 e Novo Mercado da BM&FBovespa, no período de 2006 a 2008. Para tal, realizou-se pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, conduzida por meio de análise documental, com consulta ao balanço patrimonial, notas explicativas e relatórios de administração. Utilizou-se a técnica da análise temática ou categorial para identificar e reagrupar os intangíveis, de acordo com a classificação proposta por Sveiby (1998), que os divide em competência dos funcionários, estrutura interna e externa. Os resultados indicaram aumento no número de empresas que evidenciaram o item ativo intangível, assim como os percentuais de participação deste ativo em relação ao ativo fixo ocasionado, principalmente, por reclassificações e novos investimentos. Além disso, a evidenciação de forma narrativa e monetária do ativo intangível também aumentou. Os sistemas de informações (internos) e Xontratos de concessão (externos) foram os itens divulgados pelo maior número de empresas. Enfim, houve aumento de informações disponíveis aos usuários, fator que contribui para a tomada de decisão.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.