Maturidade do Alinhamento Estratégico entre o Plano Plurianual do Governo Federal e os Órgãos de Controle no Brasil
Resumen
O alinhamento das organizações públicas com o Plano Plurianual (PPA) é indispensável para o sucesso das políticas públicas, hoje transversais e intersetoriais. Este estudo apresenta os resultados de pesquisa sobre a classificação da maturidade do alinhamento estratégico (AE) do PPA com os órgãos de controle no Brasil, objetivo do artigo. Trata-se de um estudo exploratório com abordagem quantitativa. Para a coleta de dados optou-se pela estratégia de survey de questionário estruturado. O estudo requestou a percepção dos coordenadores de ação do PPA quanto à maturidade do AE dos órgãos de controle com as ações do PPA. Os dados foram coletados com base nos critérios de maturidade propostos por Luftman (2000): comunicação, valores/competência, parcerias, governança, estrutura/arquitetura e habilidades. A amplitude de classificação dos critérios de maturidade foi de muito alto até muito baixo. Os resultados demonstraram que a classificação da maturidade do AE entre o PPA e os órgãos de controle no âmbito do Ministério Público da União se posiciona entre baixo e moderado; ademais, a frequência verificada para a classificação muito baixa demonstra um alinhamento incipiente. Devido à formatação da pesquisa, assevera-se sua contribuição para a literatura do AE e para o desenvolvimento de ferramentas para a avaliação da gestão pública. Palavras-chaves: Alinhamento Estratégico, Planejamento Estratégico, Controle, Organizações Públicas, Plano Plurianual.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.