A Responsabilidade Social Corporativa nos Informes Empresariais do Setor de Telecomunicações: uma análise exploratória e documental
Resumen
O objetivo deste artigo é investigar quais foram os tipos de informes utilizados pelas empresas de telecomunicações do Brasil para evidenciar as práticas de responsabilidade social corporativa (RSC) em 2004. Assim, delineou-se uma pesquisa exploratória focada em levantamento bibliográfico de fontes nacionais e internacionais e análise empírica dos informes empresariais. Utilizou-se da relação das 35 (trinta e cinco) maiores empresas de telecomunicações disponibilizadas pela Revista Exame na edição de 2005. Na seqüência procedeu-se a uma análise de conteúdo das informações sobre a RSC por meio de seus portais eletrônicos na rede mundial de computadores. Do total de 35 (trinta e cinco) empresas selecionadas, não foi possível localizar informações de 5 (cinco) delas. Contudo, das 30 empresas analisadas, observou-se práticas não-uniformes e concomitantes para evidenciar a RSC. Os resultados da pesquisa sugerem que 77% evidenciaram a responsabilidade social em notas explicativas, 53% divulgaram o compromisso social por meio do relatório da administração, 27% por meio do balanço social e 10% desenvolveram seus próprios informes sociais, denominando-os de relatório de responsabilidade social e relatório de compromisso social.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.