Um Estudo Empirico Sobre o Fim da CorregAo Monetaria Integral e sea Impacto na Analise das Demonstrag6es Contabeis: Uma Analise Setorial"

Autores

  • Bruno Meirelles Salotti FEA USP
  • Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima FEA USP
  • Luiz Joito Corrar FEA USP
  • Marina Mitiyo Yamamoto FEA USP
  • Mara Jane Contrera Malacrida FEA USP

Resumo

Esse estudo avalia as consequencias de não se considerarem os efeitos da inflação nas analises das demonstrações contábeis e, além disso, se esses impactos são diferentes em cada setor da economia. A pesquisa considera apenas as empresas que divulgaram as suas demonstrações contábeis corrigidas no periodo de 1996 a 2002. Verificou-se a existência de diferença significativa entre indices calculados pela Lei Societária (sem corregAo) e pela Correção Monetária Integral, tendo sido utilizado o teste de médias emparelhadas. Os resultados obtidos evidenciam que a falta de correção monetária nas demonstrações contábeis apresentadas de 1996 a 2002 pode causar distorções na análise da real condição patrimonial e financeira das empresas. Embora essas distorções não sejam igualmente percebidas em todos os setores e em todos os indices, elas podem resultar em conclusões equivocadas por parte dos usuários dessas informações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-10-21

Como Citar

Salotti, B. M., Franco de Lima, G. A. S., Corrar, L. J., Yamamoto, M. M., & Malacrida, M. J. C. (2009). Um Estudo Empirico Sobre o Fim da CorregAo Monetaria Integral e sea Impacto na Analise das Demonstrag6es Contabeis: Uma Analise Setorial". Contabilidade Gestão E Governança, 9(2). Recuperado de https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/153

Edição

Seção

Articles