ENSINO DE CONTABILIDADE NO DISTRITO FEDERAL - Uma abordagem crítico-reflexiva
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma análise crítico-reflexiva a respeito do ensino superior de Ciên-cias Contábeis no Distrito Federal. Para tanto, recorremos a um conjunto de dados coletados no decorrer do desenvolvi-mento da disciplina Didática Aplicada à Contabilidade do Curso de Especialização em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília e também na disciplina correlata no curso de Mestrado em Ciências de Informações Contábeis da ULAC – Universida-de Latino-Americana e do Caribe. No desenvolvimento dessas disciplinas, tendo como base uma abordagem teórica das várias concepções de educação que fundamentam o ensino superior, recorremos à pesquisa da realidade sócio-pedagógica como um instrumento de interação da relação teoria-prática e também como um meio para se co-nhecer com maior profundidade a prática pedagógica efetiva dos professores. As pesquisas e estudos foram realizados junto aos cur-sos de Ciências Contábeis da UnB, CEUB, UPIS, AEUDF e UNEB, entre os anos de 1997 e 1998. A coleta de dados foi fei-ta mediante dois instrumentos básicos de pesquisa: um questi-onário destinado aos professores e outro, aos alunos. Tanto um como outro estavam divididos em duas partes: um bloco específico para identificação de perfil dos participantes da pes-quisa e outro relativo à prática pedagógica efetiva em sala de aula. Para elaboração desses instrumentos de coleta, utilizamos uma metodologia participativa, onde professor e alunos estiveram envolvidos coletivamente em todas as fases de sua construção.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.