Análise da Aditividade de Value Relevance da DDF e da DVA ao Conjunto de Demonstrações Contábeis: Evidências de Empresas do Mercado de Capitais Brasileiro
Resumo
Este artigo tem por objetivo avaliar a aditividade de value relevance da DFC e da DVA ao conjunto de demonstrações contábeis no contexto do mercado acionário brasileiro. Para tanto, utilizando uma amostra composta por empresas não-financeiras de capital aberto, no período de 2008 a 2010, analisou-se, inicialmente, por meio de regressão linear, a relação entre o valor de mercado das companhias, o patrimônio líquido e o lucro líquido, que representaram, para fins deste estudo, o conjunto de demonstrações contábeis. No segundo momento, inseriu-se, individualmente, as proxies da DFC (fluxo de caixa operacional – FCO, fluxo de caixa de investimento – FCI e fluxo de caixa de financiamento – FCF) e depois a proxy da DVA (riqueza criada – RC). Por fim, incluíram-se as proxies da DFC e da DVA juntas ao conjunto de demonstrações contábeis. As evidências suportam que a variável LL, que representou a DRE, não apresentou significância estatística na determinação do valor de mercado das empresas. Ao inserir a DFC, verificou-se que apenas a proxy FCF apresentou-se significante, melhorando o coeficiente de determinação em mais de 20%, o que implica dizer que a DFC adicionou value relevance ao conjunto de demonstrações contábeis. Ao contrário da DFC, a DVA, representada pela variável RC, não apresentou conteúdo informacional inserida isoladamente ao conjunto de demonstrações, nem em conjunto com a DFC. Supostamente, a ausência de value relevance pode ser explicada no sentido de que as informações da DVA não acrescentam conteúdo novo, além dos já apresentados pela demonstração do resultado, que também não apresentou significância, ou os investidores ainda não se familiarizaram com tal demonstração. Essas evidências suportam que a adoção da DFC de forma generalizada pelas companhias de capital aberto trouxe benefícios para os usuários das informações contábeis, uma vez que acrescentou conteúdo informacional ao conjunto de demonstrações contábeis até então existente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.