Decisões de Investimento e Rentabilidade Futura: Estudo Empírico Com Companhias Abertas Não Financeiras
Resumo
Investimentos são decisões estratégicas das empresas que devem ser tomadas à luz do melhor interesse dos acionistas de modo a maximizar o retorno do capital investido. E, portanto, devem ser avaliadas como informações relevantes para os acionistas. O objetivo desta pesquisa foi conhecer a relação entre o investimento realizado e a rentabilidade futura da empresa, mensurado por duas medidas de desempenho: ROA e o coeficiente Q de Tobin. Este é um estudo empírico-analítico com tratamento quantitativo dos dados por um modelo de regressão linear. A amostra foi coletada na base de dados da Economática®, e foram selecionadas as empresas brasileiras não financeiras, listadas na BM&FBOVESPA, que apresentaram demonstrações financeiras no período de 2000 a 2010. Para a realização da pesquisa, o período de análise foi dividido em período de investimento e período de desempenho, com o objetivo de comparar investimento e rentabilidade futura. O modelo de regressão, que utiliza a rentabilidade mensurada pelo ROA, relacionou positivamente a rentabilidade do período de desempenho ao investimento do período de desempenho, bem como à rentabilidade do período de investimento. O modelo de regressão que utiliza a rentabilidade pelo Q de Tobin relacionou positivamente a rentabilidade do período de desempenho à rentabilidade do período de investimento.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.