Decisões de Investimento e Rentabilidade Futura: Estudo Empírico Com Companhias Abertas Não Financeiras

Autores

  • Augusto Coppi Navarro Centro Universitário Álvares Penteado - FECAP
  • Aldy Fernandes Silva Centro Universitário Álvares Penteado - FECAP
  • Cláudio Parisi Centro Universitário Álvares Penteado - FECAP
  • Antônio Robles Junior Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

Investimentos são decisões estratégicas das empresas que devem ser tomadas à luz do melhor interesse dos acionistas de modo a maximizar o retorno do capital investido. E, portanto, devem ser avaliadas como informações relevantes para os acionistas. O objetivo desta pesquisa foi conhecer a relação entre o investimento realizado e a rentabilidade futura da empresa, mensurado por duas medidas de desempenho: ROA e o coeficiente Q de Tobin. Este é um estudo empírico-analítico com tratamento quantitativo dos dados por um modelo de regressão linear. A amostra foi coletada na base de dados da Economática®, e foram selecionadas as empresas brasileiras não financeiras, listadas na BM&FBOVESPA, que apresentaram demonstrações financeiras no período de 2000 a 2010. Para a realização da pesquisa, o período de análise foi dividido em período de investimento e período de desempenho, com o objetivo de comparar investimento e rentabilidade futura. O modelo de regressão, que utiliza a rentabilidade mensurada pelo ROA, relacionou positivamente a rentabilidade do período de desempenho ao investimento do período de desempenho, bem como à rentabilidade do período de investimento. O modelo de regressão que utiliza a rentabilidade pelo Q de Tobin relacionou positivamente a rentabilidade do período de desempenho à rentabilidade do período de investimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldy Fernandes Silva, Centro Universitário Álvares Penteado - FECAP

Bacharel em Estatística pela UFMG, onde atuou como docente, é Mestre em Estatística pelo IME/USP e Doutor em Engenharia de Produção pela POLI/USP. Atualmente, é Professor Pesquisador do Mestrado em Ciências Contábeis da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, onde desenvolve pesquisa na área de modelagem de risco em seguros.

Downloads

Publicado

2013-04-30

Como Citar

Navarro, A. C., Silva, A. F., Parisi, C., & Junior, A. R. (2013). Decisões de Investimento e Rentabilidade Futura: Estudo Empírico Com Companhias Abertas Não Financeiras. Contabilidade Gestão E Governança, 16(1). Recuperado de https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/490

Edição

Seção

Articles