Value Drivers das Empresas de Software: Análise no Nordeste Brasileiro

Autores

  • Francisco Roberto Farias Guimarães Júnior Universidade Federal da Paraíba
  • Samuel Façanha Câmara Universidade Estadual do Ceará
  • Rodrigo Santos de Melo Universidade de Coimbra

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar as variáveis que impulsionam e adicionam valor às empresas de software do nordeste brasileiro, na visão dos seus gestores. A metodologia da pesquisa foi do tipo bibliográfica e survey, por meio de um questionário semiestruturado, com objetivo exploratório. O universo desta pesquisa foi composto pelos gestores de 347 empresas de software dos Estados: do Ceará, da Paraíba, de Pernambuco e da Bahia. Entretanto, a análise foi feita sobre uma amostra de 81 empresas, o que representa 81 questionários válidos. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a técnica de análise fatorial. Dentre os resultados do estudo, os respondentes atribuíram alta relação positiva com a geração de valor aos direcionadores não financeiros. Pode-se afirmar, ainda, que os fatores gerados sintetizam dois grandes grupos de direcionadores de valor: Governança Corporativa e Gestão de Pessoas. Uma das sugestões de estudos futuros é aplicar o mesmo estudo para os outros estados brasileiros. Assim, será possível identificar a influência dos diversos direcionadores em cada estado e em cada região do Brasil. Outra sugestão para estudo é comparar, entre os diversos setores de atividade, o comportamento dos principais indicadores financeiros e não financeiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Roberto Farias Guimarães Júnior, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Administração no PROPAD-UFPE (2009), Mestre em Logística e Pesquisa Operacional (Engenharia de Produção) pela Universidade Federal do Ceará (2009), Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2007) e Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (2000). Atualmente é Professor Assistente do Departamento de Finanças e Contabilidade (DFC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pesquisador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos - NEFI da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência nas áreas de Administração e Engenharia, com ênfase em Finanças, Produção e Métodos Quantitativos Aplicados.

Samuel Façanha Câmara, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1989), Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1993) e Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Foi Pró-Reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA; Foi diretor de articulação institucional do Instituto de Tecnologia da Informação - INSOFT (2005 a 2008) e Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: administração financeira, análise econômica, risco, séries temporais e simulação.

Rodrigo Santos de Melo, Universidade de Coimbra

Possui graduação em Administração pela Universidade de Fortaleza (2000) , especialização em Administração Financeira pela Universidade Estadual do Ceará (2002), mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2007) e doutorando em Economia na Universidade de Coimbra. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria dos Jogos, Tecnologia da Informação, Estratégia.

Downloads

Publicado

2012-09-13

Como Citar

Guimarães Júnior, F. R. F., Câmara, S. F., & Melo, R. S. de. (2012). Value Drivers das Empresas de Software: Análise no Nordeste Brasileiro. Contabilidade Gestão E Governança, 15(2). Recuperado de https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/360

Edição

Seção

Articles