Value Drivers das Empresas de Software: Análise no Nordeste Brasileiro
Resumo
O presente estudo tem como objetivo identificar as variáveis que impulsionam e adicionam valor às empresas de software do nordeste brasileiro, na visão dos seus gestores. A metodologia da pesquisa foi do tipo bibliográfica e survey, por meio de um questionário semiestruturado, com objetivo exploratório. O universo desta pesquisa foi composto pelos gestores de 347 empresas de software dos Estados: do Ceará, da Paraíba, de Pernambuco e da Bahia. Entretanto, a análise foi feita sobre uma amostra de 81 empresas, o que representa 81 questionários válidos. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a técnica de análise fatorial. Dentre os resultados do estudo, os respondentes atribuíram alta relação positiva com a geração de valor aos direcionadores não financeiros. Pode-se afirmar, ainda, que os fatores gerados sintetizam dois grandes grupos de direcionadores de valor: Governança Corporativa e Gestão de Pessoas. Uma das sugestões de estudos futuros é aplicar o mesmo estudo para os outros estados brasileiros. Assim, será possível identificar a influência dos diversos direcionadores em cada estado e em cada região do Brasil. Outra sugestão para estudo é comparar, entre os diversos setores de atividade, o comportamento dos principais indicadores financeiros e não financeiros.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.