A Percepção dos Gestores Acadêmicos de uma IES quanto às Críticas ao Orçamento

Autores

  • Odir Luis Fank Universidade Regional de Blumenau
  • Rodrigo Angonese Universidade Regional de Blumenau
  • Carlos Eduardo Facin Lavarda Universidade Regional de Blumenau

Resumo

O processo orçamentário é uma das ferramentas de gestão que nos últimos anos vem recebendo críticas por parte dos pesquisadores. Entretanto, é uma das ferramentas mais citadas na literatura em nível de importância para subsidiar as funções administrativas de planejamento e controle. Diante desse contexto, a pesquisa procurou verificar se as críticas realizadas ao orçamento empresarial são reconhecidas pelos coordenadores dos cursos de pós-graduação em uma instituição de ensino superior. A pesquisa foi classificada como descritiva, quantitativa e do tipo levantamento quanto aos procedimentos. Os resultados mostraram que, entre os respondentes, as críticas em sua maioria não foram reconhecidas, com exceção às que mencionam que o orçamento tem foco na redução de custo e não na criação de valor, que a revisão do orçamento é lenta e a instituição não o gerencia de forma rápida. De modo geral, a maior parte dos respondentes posicionaram-se discordando ou discordando parcialmente das críticas analisadas, com ranking médio em 2,18 na escala de 5 pontos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Facin Lavarda, Universidade Regional de Blumenau

Possuo graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004) e doutorado em Contabilidade pela Universidade de Valência (Espanha, 2008) homologado pela USP (2009). Fui professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus Santiago. Tenho experiência na área de Administração e Contabilidade Gerencial, principalmente nos seguintes temas: finanças, orçamento e custos. Atualmente sou professor da disciplina de Planejamento e Controle Empresarial e pesquisador na Universidade Regional de Blumenau, SC, no PPGCC Mestrado em Ciências Contábeis.

Downloads

Publicado

2011-04-26

Como Citar

Fank, O. L., Angonese, R., & Lavarda, C. E. F. (2011). A Percepção dos Gestores Acadêmicos de uma IES quanto às Críticas ao Orçamento. Contabilidade Gestão E Governança, 14(1). Recuperado de https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/291

Edição

Seção

Articles