Características da Personalidade de Estudantes de Ciências Contábeis: Análise do Conhecimento Baseado no Modelo Myers-Briggs Type Indicator (MBTI)

Autores

  • José Francisco Ribeiro Filho Universidade Federal de Pernambuco
  • Jorge Expedito de Gusmão Lopes Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcleide Maria Macedo Pederneiras Universidade Federal de Pernambuco
  • Lauro Brito de Almeira Universidade Federal do Paraná
  • Marco Túlio José de Barros Ribeiro Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

A aprendizagem é intrínseca à natureza humana e se concretiza num ciclo durante as diversas etapas da vida. Se este ciclo é interrompido ele passa a ser apenas biológico, não mais integral, biológico, social e espiritual, renunciando assim seu potencial criador. As diretrizes curriculares definidas para a formação do Contador estabelecem objetivos, que, para serem alcançados, necessitam mais do que infra-estrutura física, requer estudantes motivados. Uma das formas de motivar alunos constitui-se de estratégias de aprendizagem cooperativas ou colaborativas. Neste estudo utilizou-se o modelo MBTI para se mensurar este grau de motivação. Foram aplicados 524 questionários com estudantes de instituições públicas, privadas e confessionais nos Estados da Paraíba, Pernambuco e Paraná. Os dados foram tabulados com o auxílio do SPSS e as variáveis foram analisadas utilizando o teste não-paramétrico de Kruskal-Wallis com nível de significância de 5%. Investigou-se tipos de personalidade que estão associados com posturas de aprendizagem cooperativa ou colaborativa, percebidos por esses estudantes, quando segregados por gênero, natureza e localização da instituição de ensino e maturidade acadêmica. Ao final chegou-se à conclusão que os extrovertidos, flexíveis bem como os fortemente extrovertidos, intuitivos e flexíveis, não valorizam as estratégias de aprendizagem cooperativa ou colaborativa, ao contrário daqueles que são introvertidos que disponibilizam suas qualidades visando o aprendizado do grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Francisco Ribeiro Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Pernambuco (1982), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (1990), Mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1993) e Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, Coordenador do Mestrado em Ciências Contábeis da UFPE, Membro do Conselho Editorial dos seguintes periódicos: Revista de Contabilidade e Finanças (FEA/USP); BAR - Brazilian Administration Review; Revista Brasileira de Contabilidade ; RIC/UFPE - Revista de Informação Contábil; REAd - Revista Eletrônica de Administração; Base (UNISINOS); RAC - Revista de Administracao Comtemporanea. Editor Científico da Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade - REPeC. Integrante do Grupo Assessor do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para Elaboração das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCTSP); Coordenador do Grupo de Trabalho (GTCP-CFC) para Convergência das NBCTSP às Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (IPSAS/IFAC). Ocupou, na UFPE, os Cargos de Assessor do Departamento de Contabilidade e Finanças; Chefe do Serviço de Caixa Central; Diretor da Divisão de Administração Financeira; Diretor Geral do Departamento de Contabilidade e Finanças; Pró-Reitor de Apoio Administrativo; Diretor de Controladoria do Hospital das Clínicas; Vice-Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Controle Gerencial em Entidades da Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: controle social, teoria da contabilidade, administração pública, controladoria hospitalar e controladoria governamental.

Downloads

Publicado

2010-08-11

Como Citar

Ribeiro Filho, J. F., Lopes, J. E. de G., Pederneiras, M. M. M., Almeira, L. B. de, & Ribeiro, M. T. J. de B. (2010). Características da Personalidade de Estudantes de Ciências Contábeis: Análise do Conhecimento Baseado no Modelo Myers-Briggs Type Indicator (MBTI). Contabilidade Gestão E Governança, 13(2). Recuperado de https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/283

Edição

Seção

Articles