Evidenciação de Riscos e Captação de Recursos no Mercado de Capitais: um Estudo do Setor de Energia Elétrica

Autores

  • Francisco Carlos Fernandes FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB
  • Julien Ariani Laudelino de Souza FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB
  • Ana Cristina de Faria Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar se as empresas brasileiras com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo – BOVESPA - evidenciam satisfatoriamente os riscos importantes para a decisão dos investidores, no momento em que lançam ofertas de títulos no mercado de capitais brasileiro. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e documental, com abordagem qualitativa. A população é constituída pelas empresas brasileiras que captam recursos no mercado de capitais e a amostra intencional é formada por 14 empresas de energia elétrica que fizeram ofertas públicas de valores na BOVESPA durante o ano de 2006. O desenvolvimento da pesquisa passou pela análise dos prospectos, classificação das informações ali contidas e pelo estabelecimento de padrões que permitissem a avaliação das informações divulgadas e a elaboração de um ranking das empresas analisadas. Verifica-se que os prospectos não contêm informações que permitam a percepção plena da gravidade dos riscos existentes e dos mecanismos de controle utilizados na sua gestão. Conclui-se que, embora algumas empresas tenham atingido melhores graus de satisfação na evidenciação de seus riscos, o nível de evidenciação geral atual ainda admite melhorias em termos de satisfação das necessidades de informação dos investidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Carlos Fernandes, FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB

Mestre e Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Professor do Programa de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da FURB. Professor do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da FURB.

Julien Ariani Laudelino de Souza, FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB

Mestre em Ciências Contábeis pela FURB.

Ana Cristina de Faria, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre e Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Downloads

Publicado

2010-08-06

Como Citar

Fernandes, F. C., Souza, J. A. L. de, & de Faria, A. C. (2010). Evidenciação de Riscos e Captação de Recursos no Mercado de Capitais: um Estudo do Setor de Energia Elétrica. Contabilidade Gestão E Governança, 13(1). Recuperado de https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/250

Edição

Seção

Articles