Proposta de Atividades de Monitoramento Ambiental e Inteligência Empresarial para o Modelo de Gestão da Celesc Distribuição S.A.

Autores

  • Murialdo Loch Celesc
  • Helen Fischer Günther Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mariela de Oliveira Rodrigues
  • Mauricio Fernandes Pereira Universidade Federal de Santa Catarina
  • José Leomar Todesco Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Este artigo trata do Modelo de Gestão da Celesc Distribuição S.A., abordando o processo de planejamento estratégico e a gestão por indicadores de resultados, objetivando descrever o referido Modelo e propor interações com atividades de Monitoramento Ambiental (MA) e Inteligência Empresarial (IE) para alinhar ações internas com informações do ambiente externo. Realizou-se um estudo de caso através de uma pesquisa exploratório-descritiva, que forneceu a compreensão e conhecimento aprofundado do tema. O planejamento estratégico é uma das ferramentas utilizadas pela Celesc Distribuição S.A. para garantir um posicionamento vantajoso no setor elétrico, em que foi instituído o Contrato de Gestão e Resultados entre o Conselho de Administração, a Diretoria Executiva, as Agências Regionais e os departamentos para formalizar o compromisso com o planejamento. Constatou-se que o Modelo de Gestão que envolve planejamento estratégico e gestão por indicadores de resultados traça os rumos da empresa através do estabelecimento de objetivos, apresentando também, foco em resultados. A partir disso, foi proposto um modelo de alinhamento entre o atual Modelo de Gestão e atividades de MA e IE, que propicia aos tomadores de decisão maior clareza nas decisões e um aumento significativo na competitividade e definição de novos rumos para a empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-08-11

Como Citar

Loch, M., Günther, H. F., Rodrigues, M. de O., Pereira, M. F., & Todesco, J. L. (2010). Proposta de Atividades de Monitoramento Ambiental e Inteligência Empresarial para o Modelo de Gestão da Celesc Distribuição S.A. Contabilidade Gestão E Governança, 13(2). Recuperado de https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/230

Edição

Seção

Articles