Proposta de Atividades de Monitoramento Ambiental e Inteligência Empresarial para o Modelo de Gestão da Celesc Distribuição S.A.
Resumo
Este artigo trata do Modelo de Gestão da Celesc Distribuição S.A., abordando o processo de planejamento estratégico e a gestão por indicadores de resultados, objetivando descrever o referido Modelo e propor interações com atividades de Monitoramento Ambiental (MA) e Inteligência Empresarial (IE) para alinhar ações internas com informações do ambiente externo. Realizou-se um estudo de caso através de uma pesquisa exploratório-descritiva, que forneceu a compreensão e conhecimento aprofundado do tema. O planejamento estratégico é uma das ferramentas utilizadas pela Celesc Distribuição S.A. para garantir um posicionamento vantajoso no setor elétrico, em que foi instituído o Contrato de Gestão e Resultados entre o Conselho de Administração, a Diretoria Executiva, as Agências Regionais e os departamentos para formalizar o compromisso com o planejamento. Constatou-se que o Modelo de Gestão que envolve planejamento estratégico e gestão por indicadores de resultados traça os rumos da empresa através do estabelecimento de objetivos, apresentando também, foco em resultados. A partir disso, foi proposto um modelo de alinhamento entre o atual Modelo de Gestão e atividades de MA e IE, que propicia aos tomadores de decisão maior clareza nas decisões e um aumento significativo na competitividade e definição de novos rumos para a empresa.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.