De volta para o futuro: Óbito presumido e outros mitos que habitam o castelo da contabilidade
Resumo
É tão comumente aceito que a informação contábil fornece somente um guia para o passado que praticamente nenhum debate acadêmico tem sido conduzido sobre o assunto. O surgimento de empresas virtuais , e-companies e outras empresas baseadas em ativos intangíveis contribui em muito para essa visão , como atesta B. Lev. argumentando que os demonstrativos contábeis fundados nos princípios do custo histórico como base de valor não retratam a realidade dessas empresas chamdas "nova economia". Nesse artigo, procurou-se apresentar um arcabouço teórico para entendimento da contabilidade financeira como redutora da assimetria informacional existente entre os administradores e o mercado. Essa redução de assimentria é realizado por intermédio do accruals advindos do regime da competência.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.