Produção Científica em Periódicos de Contabilidade Relacionada ao Mercado de Capitais
Resumo
O presente artigo tem por objetivo traçar um panorama longitudinal da produção científica em periódicos de contabilidade relacionada ao mercado de capitais. A amostra é composta por 50 artigos científicos publicados em periódicos de contabilidade da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, listados como A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C, segundo a lista Qualis/CAPES do triênio 2009/2011, no período de 1998 a 2008. Trata-se de uma pesquisa descritiva, bibliográfica com abordagem quantitativa de dados auxiliada pela estatística descritiva e o software UNICET®. Os resultados mostram que: (i) o periódico com o maior número de publicações foi a Revista de Contabilidade e Finanças, qualificada como “B1”; (ii) quanto à temática, o assunto mais recorrente faz menção às ações; (iii) apenas 2 autores se destacaram como mais prolíficos; (iv) as redes de colaboração entre os autores, apresentaram-se dispersas e com laços fracos; e (v) em relação à similaridade entre as instituições e à sua respectiva localização, constata-se que 28 instituições de ensino estão localizadas na periferia, sendo que na zona intermediária duas aparecem: Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade e a Universidade Federal de Santa Catarina. No centro, somente a Universidade de São Paulo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.