Utilizando Técnicas de Regressão e Calibragem na Estimação de uma Função Custo
Resumo
A tomada de decisão, por um gerente, diante de um aumento do preço de venda de seu produto, ou seja, aumentar ou não a produção tendo em vista a maximização do valor da empresa pode se influenciada por muitos fatores. Para tomar esta decisão uma variável que pode ser destacada é o custo marginal da produção destas unidades adicionais. Para isto é necessário conhecer a função custo. Desta forma, dado que empresas de pequeno porte é altamente flexível, o objetivo deste trabalho é estimar uma equação de previsão de custo, com intuito de se verificar se há eficiência empresarial, em uma empresa de pequeno porte. Esse objetivo foi estimulado pelo seguinte questionamento: Considerando os insumos produtivos, quais os procedimentos para estimar uma função com o objetivo de minimizar o custo para geração de eficiência empresarial em uma empresa de pequeno porte? Para atingir os objetivos propostos estimou-se uma função custo, e foram realizados testes estatísticos, utilizando modelo de regressão como instrumento de previsão para mudanças de cenários econômicos, onde se buscou encontrar evidência de retornos constantes de escala. Utilizou-se também a técnica de calibragem, com o intuito de confrontar seus resultados com os obtidos pela regressão em um intervalo de confiança de 95%. Ao final conclui-se que é possível usar uma função custo para facilitar a decisão do gerente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.