Reflexão Sobre Relações Entre Poder e Contabilidade
Resumo
A contextualização das relações de poder no campo da ciência contábil é importante para entender a dinâmica organizacional nas empresas. Este artigo analisa os principais fatores associados ao exercício do poder nas empresas, mostrando a Contabilidade não só como fonte eminente de informação, nesse caso detentora de poder, mas também como objeto de poder, ao se tornar refém de diretrizes e políticas impostas por instâncias reguladoras e normatizadoras da atividade contábil. O estudo relata que motivações divergentes entre agentes econômicos podem influir nas relações de poder nas organizações, despertando o interesse para aspectos inerentes à prática contábil. Em parte porque a construção de uma ponte entre a atividade contábil e as concepções de poder é uma tentativa de legitimar o exercício de poder nas organizações, já que a Contabilidade tanto pode ser detentora ou objeto de legitimação de poder, gerando, consequentemente, conflitos de poder organizacional.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.