Nível de Disclosure das Atividades Operacionais, Econômicas e Financeiras dos Clubes Brasileiros

Autores

  • Amaury José Rezende Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP / USP
  • Flavia Zóboli Dalmácio Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de São Paulo - FEA / USP
  • André Luiz Salgado Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP / USP

Resumo

Nas últimas décadas, tem-se observado um nível significativo de insatisfação da sociedade quanto ao processo de gestão amadora praticada pelos gestores dos clubes de futebol brasileiros. Com objetivo criar uma nova postura à gestão dos clubes brasileiros, diversas alterações societárias (legislação) têm sido realizadas: Lei Zico 8.672/93, Lei Pelé 9.615/98, Resolução CFC 1.005/04 e a NBCT 10.13. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo analisar o nível de disclosure realizado pelos clubes brasileiros. Diante das diversas alterações ocorridas na legislação brasileira, nos últimos períodos, a investigação norteou-se pelas seguintes questões: as diversas alterações na legislação (societária e contábil) trouxeram aumento ao nível de informação disponível aos stakeholders? Há um nível de homogeneização no disclosure entre os clubes? A pesquisa analisou uma amostra 70 demonstrações financeiras de clubes de futebol brasileiros, entre o período de 2001 a 2007. De acordo com os resultados, constatou-se que o nível de evidenciação está correlacionado ao tamanho econômico dos clubes e que após a inclusão de mecanismos de enforcement (mecanismos coercitivos), tem-se observado um incremento no volume de informações publicadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amaury José Rezende, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP / USP

possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente, é professor adjunto da Universidade de São Paulo, na Faculdade de Administração Economia e Contabilidade de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: controle gerencial, planejamento e orçamento empresarial, contabilidade de custos, controladoria e gestão tributária, sistema de Informações gerenciais, gestão pública e entidades sem fins lucrativos.

Downloads

Publicado

2010-08-08

Como Citar

Rezende, A. J., Dalmácio, F. Z., & Salgado, A. L. (2010). Nível de Disclosure das Atividades Operacionais, Econômicas e Financeiras dos Clubes Brasileiros. Contabilidade Gestão E Governança, 13(2). Recuperado de https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/282

Edição

Seção

Articles