Editorial Fascículo - Setembro/Dezembro de 2024

Autores

  • Jorge Katsumi Niyama Universidade de Brasília
  • Jomar Miranda Rodrigues Universidade de Brasília

Resumo

Prezado(a) leitor(a),

Apresentamos a nossa última edição de 2024 com especial agradecimento a todos os nossos editores(as) associados(as), avaliadores(as) e colabores(as) pelo envolvimento em nossas etapas. Parabenizamos, também, os autores(as) que tiveram os seus artigos aceitos e publicados, depois do nosso processo de seleção e análise dos trabalhos enviados. Trabalhamos para ter uma excelência neste processo, visando uma qualidade substancial a fim de colaborar com o desenvolvimento da ciência em nossa área.

Na seção de Gestão e Contabilidade de Empresas Privadas & do Terceiro Setor desta terceira edição de 2024, apresentamos inicialmente, o artigo “Corrupção Petrobrás: Efeito Contágio sobre sua Cadeia de Suprimentos”, de Rita de Cássia da Silva, Alison Martins Meurer e Claudio Marcelo Edwards Barros, que teve como objetivo analisar o efeito contágio nos ativos das empresas da cadeia de suprimentos da Petrobras diante dos escândalos de corrupção abrangidos pela Operação Lava-Jato. Os autores concluíram que a corrupção causa oscilações anormais no mercado de ações para aqueles que fornecem suprimentos para empresas envolvidas em escândalos de corrupção.

O segundo artigo, “Adaptação à Pandemia, Restrição Financeira e Desempenho de Empresas de Consumo Cíclico da B3”, de Mércia de Lima Pereira, Égon José Mateus Celestino e Wenner Glaucio Lopes Lucena, avaliou em que medida aspectos contingentes de adaptação à Pandemia da Covid-19 influenciam na restrição financeira e no desempenho de empresas do Setor de consumo cíclico da B3 durante o período do 2º trimestre de 2020 até o 4º trimestre de 2021. Como achados, os autores verificaram que empresas com maior tempo de atuação enfrentaram menores restrições financeiras e maiores desempenhos econômicos, enquanto àquelas com maior tamanho e tempo de atuação, apresentaram melhores desempenhos financeiros.

Ainda no contexto da pandemia, o terceiro artigo da seção, intitulado “A Influência da Pandemia do Coronavírus SARS-CoV-2 na Complexidade da Auditoria em Companhias Abertas Brasileiras” de Fernanda Mendes de Sousa, Yuri Gomes Paiva Azevedo, Kléber Formiga Miranda, Mariana Câmara Gomes e Silva e Alexsandro Gonçalves da Silva Prado, buscou investigar a influência da crise da pandemia do coronavírus SARS-CoV-2 na complexidade da auditoria em companhias abertas brasileiras. Os principais resultados evidenciam que a pandemia do coronavírus SARS-CoV-2 influencia positivamente na complexidade da auditoria, este medido a partir dos montantes de honorários pagos ao auditor.

O quarto artigo “Estrutura de Governança Corporativa e Avaliação Desempenho em Instituições Bancárias: Uma Revisão Sistemática da Literatura” de Marta Guterres, Sandra Rolim Ensslin e Moacir Manoel Rodrigues Junior, apresenta uma revisão sistemática da literatura, utilizando o instrumento Knowledge Development Process-Constructivist (ProKnow-C) com o intuito de avaliar o estudo da arte das pesquisas sobre a relação entre estrutura de governança corporativa e avaliação de desempenho em empresas do setor bancárias. O estudo revelou um crescente interesse entre 2018 e 2021 pelo tema, com predominância de metodologias positivistas e empíricas, ao mesmo tempo em que identificou lacunas na integração de métricas de desempenho e na exploração qualitativa dos processos decisórios e motivações subjacentes às práticas de governança.

Finalmente, o último e único artigo da seção de Gestão e Contabilidade Pública, de Jaqueline Márcia Rodrigues, Hudson Fernandes Amaral e Nairana Radtke Caneppele, denominado “Aplicação dos Princípios de Governança no Contexto do Setor Público: Uma Análise das Prestações de Contas dos Contratos de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais”, busca analisar as prestações de contas dos contratos de obras públicas do estado de Minas Gerais, sob a ótica da aplicação dos três princípios de governança, no contexto do setor público (openness, integrity, accountability). Os autores chamam a atenção para que a gestão de contratos de obras públicas possa ter a influência dos princípios de governança corporativa, de forma a minimizar efeitos indesejáveis de má gestão de recursos públicos.

Desejamos uma excelente leitura a todos e que 2025 seja repleto de sucesso a todos.

Os editores,

Jorge Katsumi Niyama

Jomar Miranda Rodrigues

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-03-31

Como Citar

Niyama, J. K., & Rodrigues, J. M. (2025). Editorial Fascículo - Setembro/Dezembro de 2024. Contabilidade Gestão E Governança, 27(3). Recuperado de https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/3459

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>