Análise e Mapeamento sobre a Avaliação da Evidenciação dos Atos Públicos dos Entes Governamentais

Autores

  • Lucas dos Santos Matos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jhonatan Munaretto Imlau Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sandra Rolim Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leonardo Ensslin Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Ernesto Fernando Rodrigues Vicente Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O aumento da demanda da população e dos órgãos fiscalizadores por informações relacionadas à gestão governamental ocasionou a necessidade de melhorar a evidenciação dos relatórios públicos, tanto na abrangência e qualidade da informação quanto na sua transparência. Surge então a necessidade de desenvolver modelos de avaliação da transparência dos atos públicos que contemplem a necessidade dos usuários. Assim, esta pesquisa, de natureza exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, objetiva realizar um mapeamento sobre o tema avaliação da evidenciação dos atos públicos dos entes governamentais a partir da seleção de um rol de artigos internacionais reconhecidos cientificamente e, a partir deste portfólio, realizar uma análise de conteúdo destes artigos, visando à identificação de oportunidades de pesquisas. Dessa forma, foi selecionado o Knowledge Development Process – Constructivist (ProKnow-C) como instrumento de intervenção do processo. O resultado foi um conjunto de 14 artigos científicos, publicados entre 2000 e 2013, com reconhecimento e, para estes artigos, evidenciou-se os principais artigos, periódicos, autores e palavras-chave acerca do tema de estudo. A análise de conteúdo possibilitou encontrar destaques e oportunidades para pesquisas futuras. Verificou-se que a literatura trata apenas de modelos de avaliação da transparência pública conforme os critérios definidos por normas e legislações, mas é necessário considerar as necessidades dos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas dos Santos Matos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014).

Jhonatan Munaretto Imlau, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina.

Sandra Rolim Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina atuando no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade.

Leonardo Ensslin, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutor em Engenharia Industrial e Sistemas pela University of Southern California (1974). Professor Titular da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Ernesto Fernando Rodrigues Vicente, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (2004). Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina atuando no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade.

Downloads

Publicado

2015-08-25

Como Citar

Matos, L. dos S., Imlau, J. M., Ensslin, S. R., Ensslin, L., & Vicente, E. F. R. (2015). Análise e Mapeamento sobre a Avaliação da Evidenciação dos Atos Públicos dos Entes Governamentais. Journal of Accounting, Management and Governance, 18(2). Recuperado de https://revistacgg.org/contabil/article/view/862

Edição

Seção

Articles

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)