Gestão de Custos para Pequenas Organizações Industriais

Antônio André Cunha Callado, Aldo Leonardo Cunha Callado

Abstract


A contabilidade gerencial, por meio dos registros de custos, busca a avaliação do desempenho dos custos de produção e dos resultados ou rentabilidade por produto são fatores críticos para a tomada de decisões e que indiquem o melhor caminho a ser seguido para atingir as metas e a otimização dos resultados globais da empresa. A gestão financeira é influenciada por diversos aspectos relacionados a sua estrutura financeira, tais como, capacidade física, recursos humanos, insumos e produtos. Outra característica importante consiste no próprio gestor financeiro e em seu papel dentro da organização. Dentro deste contexto decisório, a contabilidade de custos participa através da coleta de processamento de dados que cumina com a produção e distribuição de informações na forma de relatórios contábeis.
A otimização dos resultados financeiros mediante a maximização da utilização dos escassos recursos humanos, materiais e financeiros que são apurados, registrados, agrupados e apropriados pela contabilidade de custos. É imprescindível que as empresas elaborem e implantem procedimentos específicos para a gestão de seus custos, facilitando o acompanhamento das alterações patrimoniais ocorridas. Isso somente ocorrerá quando os gestores destas empresas compreenderem a importância da contabilidade de custos para o seu desenvolvimento, considerando sua estrutura financeira, organizacional tecnológica, bem como as técnicas de análise financeira utilizada.

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


e-ISSN: 1984-3925

Licença Creative Commons
The JAMG adopts the Creative Commons license CC-BY-NC ND Creative Commons Attribution 4.0 

Indexing and Abstracting:

Logotipo SPELLLogotipo LATINDEX Logotipo OPENAIRE Logotipo DOAJLogotipo Cengage Logotipo EBSCOLogotipo REDIB Logotipo ESCI